Setembro Amarelo

Sobre a campanha

O mês de setembro chegou e com ele uma iniciativa muito importante, a campanha do Setembro Amarelo. No Brasil, ela é feita pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e também pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).


A campanha possui como intuito conscientizar a população com ações preventivas ao suicídio, quebrando preconceitos existentes na sociedade sobre doenças mentais.


O dia
10 de setembro é oficialmente o dia mundial de prevenção ao suicídio, mas a campanha é enfatizada durante todo o mês e o tema que ela traz precisa ser lembrado o ano inteiro, devido sua relevância.


Como surgiu?

Segundo o Guia do Estudante, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme suicidou-se nos Estados Unidos em 1994. Em sua homenagem, seus pais resolveram entregar cartões amarrados em fitas amarelas, com mensagens de apoio emocional, fazendo referência ao Mustang amarelo do adolescente. A ideia desencadeou o movimento, tornando-se símbolo da campanha. No Brasil a campanha foi adotada em 2015.


Confira os vídeos abaixo
, que abordam sobre o tema e sua importância (são curtinhos!):

Quer saber mais sobre a campanha? Acesse o site setembroamarelo.com

 

Contmed,

Juntos somos mais fortes.