Como funciona a distribuição de lucros?

02/05/2017

 

Passado o período de prestação de contas ao Fisco no IRPF2017, alguns médicos sugeriram abordar algumas questões sobre distribuição de dividendos e organização de consultórios. Então, para ser prático, vou direto ao ponto:

 

A distribuição de lucros ou dividendos calculados aos sócios dentro do ano calendário com base nos resultados apurados em escrituração contábil completa e tributados com base no regime do lucro presumido, são considerados isentos para efeito de imposto de renda na fonte, desde que, cumulativamente:

  1. o procedimento esteja previsto em cláusula contratual da sociedade;

  2. o resultado apurado ou o saldo de lucros acumulados seja maior que o total distribuído aos sócios;

  3. a data da distribuição seja posterior ao período de apuração de resultados, ou seja, para que seja possível efetuar uma distribuição de lucros, é necessário que a sociedade tenha saldo de lucros acumulados em períodos anteriores.

Basta a sociedade de profissionais, quer seja na forma de uma Clínica ou Prestadora de Serviços, não estar em conformidade a um dos requisitos acima, o Fisco poderá considerar o montante distribuído aos sócios ou a parcela que exceder o saldo de lucros como rendimento tributável, sujeito à tributação com base na tabela progressiva vigente.

 

Outro item relevante que tem sido objeto de discussão é a necessidade de se destacar o rendimento a título de pró-labore do rendimento oriundo do capital, ou seja, do resultado do período. Muitos ainda desconhecem a existência de uma cláusula no Regulamento da Previdência Social que impõe esta distinção nos rendimentos dos sócios.

 

Ainda ficou com dúvidas ou tem alguma questão que o incomoda? Entre em contato comigo, terei o maior prazer em ajuda-lo.

 

Celso Hideo Fujisawa
cfujisawa@contmed.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Escolha abaixo a melhor forma para você falar com a gente!

FALE CONOSCO

Rua Cincinato Braga, 37, conj. 101, 10º andar Bela Vista/SP - 01333-011 - Brasil

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • team_viewer
  • area segura