Como médicos podem cuidar da sua saúde financeira da residência à maturidade profissional

11/07/2018

 Com uma rotina extenuante que transita da residência à consolidação no mercado de trabalho, o médico ainda precisa lidar com questões que abrangem responsabilidades fiscais, como pagamento de impostos, declaração de Imposto de Renda e contribuições previdenciárias. Nesse cenário, é comum que os profissionais tratem desses assuntos de forma secundária, o que pode afetar sobremaneira suas finanças e trajetória profissional.

Segundo o diretor comercial da Contmed, Celso Hideo Fujisawa, tomar conhecimento das obrigações fiscais e mantê-las sempre em ordem é essencial desde a residência médica. “Nessa fase, eles são segurados obrigatórios da Previdência Social e, ao receberem algum rendimento, quer seja na forma de bolsa ou do trabalho, precisam efetuar as contribuições previdenciárias”, explica.

Fujisawa diz ainda que, quando os rendimentos ultrapassam o limite de isenção e são utilizados para adquirir bens patrimoniais com valores acima de R$ 300.000, eles passam a ser obrigados a apresentar a declaração do Imposto de Renda. Entre outras situações, se for atuar como autônomo, ele dever efetuar o seu registro profissional na Prefeitura Municipal e na Previdência Social. Nesse caso, os rendimentos deverão ser lançados no livro caixa ou no aplicativo carne-leão, e o Imposto de Renda deverá ser apurado e recolhido.

“Com tantas informações e contribuições de responsabilidade do médico ao governo, que vão do início ao longo de sua carreira, é necessário que ele tenha uma assessoria especializada com enfoque na sua área”, recomenda o diretor.

Para ele, a assessoria nesse padrão está apta a entender a forma de atuação do médico dentro do seu contexto e assim oferecer um portfólio de serviços capaz de elaborar projeções financeiras que, por exemplo, podem calcular o Imposto de Renda devido, de acordo cada situação e, consequentemente, recomendar a melhor opção custo-benefício.

O diretor conclui ao argumentar que a assessoria contábil com foco na atuação médica – diferente dos serviços contábeis generalistas -  permite o conhecimento aprofundado das necessidades do profissional, que vão desde as demandas do início de carreira até o espólio, que são demandas referentes à sucessão de seu patrimônio.

 

 

Sobre a Contmed

 

Somos a Contmed, uma empresa especializada em assessoria contábil para médicos e outros profissionais da área da Saúde. Com atuação há mais de 18 anos, a empresa conquistou a confiança, o respeito e o reconhecimento do mercado ao aplicar o seu propósito, que é SALVAR VIDAS. ​

Ao cuidar da contabilidade em todas as fases profissionais, poupamos o tempo de nossos Clientes por meio da elaboração de um planejamento eficiente, claro e estratégico. Dessa forma, eles se tornam sempre disponíveis, preparados e focados a salvar vidas, seja em prontos-socorros, UTIs, hospitais, clínicas ou consultórios.​

Apresentamos demonstrações contábeis que retratam a realidade da situação financeira. Nesse cenário, a Contmed tem o papel de auxiliar na tomada de decisões, zelar pela segurança patrimonial e promover mais tempo livre para que seus clientes possam se dedicar mais à Medicina.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Escolha abaixo a melhor forma para você falar com a gente!

FALE CONOSCO

Rua Cincinato Braga, 37, conj. 101, 10º andar Bela Vista/SP - 01333-011 - Brasil

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • team_viewer
  • area segura