Dicas para escrever um e-book para seus pacientes

10/07/2020

O hábito de leitura dos pacientes sofreu mudanças e as redes sociais passaram a ser usadas como fonte de informação em saúde. Como nem tudo que é postado tem credibilidade, os seguidores são beneficiados a cada publicação médica, especialmente quando o assunto está relacionado à condição clínica do leitor. Outra forma de levar dados confiáveis ao seu público na internet é com a criação de um e-book, que por não exigir investimentos altos de um livro físico, pode ainda trazer bons retornos na divulgação da clínica.

 

Escolha do tema: reúna as dúvidas mais frequentes dos pacientes e veja como elas poderiam ser agrupadas neste livro digital compacto. Ao contrário de uma publicação científica, a ideia aqui é descomplicar a linguagem, tornando-a mais próxima do público. Em uma especialidade como a pediatria, quais seriam os questionamentos mais frequentes dos pais? A introdução alimentar é uma delas, assim como o sono do bebê. É importante sempre ressaltar, até mesmo no e-book, que as informações não substituem uma consulta, servindo apenas como um apoio ao que é conversado em atendimento. 

 

Como colocar a ideia no papel: o ritmo dos atendimentos nem sempre permite escrever um texto longo de uma só vez, que será distribuído em algumas páginas. Opte por dividir o assunto em tópicos, até mesmo no formato de perguntas e respostas. Esse projeto pode envolver diferentes profissionais da clínica, auxiliando na leitura e revisão do texto.

 

Etapa de diagramação: é aconselhável contar com um profissional da área gráfica, como um designer, para tornar a leitura agradável e atrativa. O e-book pode conter fotos e ilustrações, sendo que muitas opções estão disponíveis em bancos de imagem gratuitos.

 

Busque referências: antes de iniciar a elaboração do seu primeiro e-book, busque referências de outros especialistas e de empresas como a Contmed. Temos uma série de livros digitais pensados em auxiliar a gestão do seu negócio. É interessante que seu projeto consiga imprimir os valores da clínica médica e que seus leitores consigam identificar nele sua forma de trabalho.

 

Como disponibilizar seu e-book: a forma mais usual de compartilhar seu livro digital compacto é usar o próprio site da clínica ou consultório. Você também poderá divulgá-lo por e-mail marketing e nas redes sociais, porém com um link direcionando ao site para preenchimento de um simples questionário e cadastro do e-mail para recebimento do arquivo.

 

E uma última dica: caso não tenha um assunto em mente neste instante, pergunte aos seus pacientes sobre qual tema eles gostariam de ler. Boa ideias podem surgir.


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Escolha abaixo a melhor forma para você falar com a gente!

FALE CONOSCO

Rua Cincinato Braga, 37, conj. 101, 10º andar Bela Vista/SP - 01333-011 - Brasil

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • team_viewer
  • area segura