Há mais de um ano o cenário pandêmico segue trazendo desafios aos gestores. Quem reconhecia a importância do planejamento estratégico, desta vez, precisou revê-lo. Mas quem ainda não elaborou um plano consistente saiu em busca de informações para minimizar os impactos da crise nos negócios. Veja cinco boas razões para apostar nesta ferramenta quando o assunto é traçar táticas que levam ao sucesso.
- O planejamento é igualmente importante para pequenas e grandes empresas
É engano pensar que o planejamento estratégico seja uma importante ferramenta gerencial apenas para grandes empresas, com estruturas complexas. Aos gestores de clínicas e consultórios menores, seu papel é igualmente determinante para orientar o futuro, sem desperdiçar recursos e oportunidades.
- Estimula o trabalho em equipe
Para o processo de elaboração do planejamento, os profissionais da saúde terão o desafio de dedicar horas de seu tempo alinhando estratégias. Por essa razão, este momento pode ser desgastante caso esteja nas mãos de uma única pessoa. É necessário contar com outras opiniões, ouvir funcionários, especialmente quem trabalha diretamente com os pacientes, ouvindo seus elogios e reclamações.
- Benefícios à comunicação interna
A contribuição do planejamento para a comunicação interna fica clara quando existe troca de experiências, anseios e cooperação. É preciso que todos saibam sobre a identidade da empresa, com seu propósito e objetivos. Falamos recentemente aqui no blog sobre a importância da definição do trio missão-visão-valores quando um consultório é montado. Pois bem, o planejamento estratégico depende fortemente desta etapa. Para um plano bem elaborado, portanto, os passos não podem ser ignorados.
- Traz a capacidade de ser flexível em momentos adversos
Em seu negócio, qual foi o impacto do planejamento estratégico em cenários como este de crise sanitária? Certamente todas as empresas tiveram que rever seus planos e adotar novas estratégias. É importante reconhecer que, para ser eficaz, o plano deve ser flexível. Pequenos consultórios com equipes mais enxutas ganham agilidade na hora de propor e executar mudanças. É preciso trabalhar as potencialidades mesmo em situações adversas.
- Testa a capacidade de gerenciamento e inovação
Da mesma forma, as empresas precisaram repensar o que acreditavam ser seus pontos fortes e fracos. Diante de uma ameaça que a clínica não pode controlar, como a pandemia, a clínica testou sua capacidade de gerenciamento, adotando novas ferramentas, como a telemedicina, agregando habilidade de comunicação com as redes sociais e testando o formato de trabalho remoto quando necessário.
A Contmed sempre apoiou e segue apostando no planejamento estratégico para garantir que as empresas médicas consigam conquistar seus objetivos. Acesse nosso ebook “Faturamento estratégico triplicando o faturamento de uma empresa” e saiba mais como podemos ajudar sua clínica.5 razões para apostar no planejamento estratégico