Ao longo da carreira e da construção da figura de autoridade em sua especialidade, é natural que o médico passe a fidelizar pacientes e, à medida que essa relação se fortalece, cresce a procura pelas consultas particulares. Os agendamentos podem vir por indicação, de procuras no Google ou em outras plataformas e das redes sociais. Para que a presença do profissional seja constante e bem trabalhada, sugerimos uma lista de ações em marketing e gestão, sendo algumas delas gratuitas. Confira a checklist que preparamos:
- Garantir uma boa experiência ao paciente: assim como existe a preocupação com a saúde financeira da empresa, a boa impressão dos frequentadores é um dos diferenciais na construção da autoridade médica. Isso faz com que seu espaço se diferencie dos demais, seja positivamente avaliado e indicado para outras pessoas. Todos nós já nos impressionamos por um bom atendimento. Esse mesmo impacto precisa ser aplicado em seu consultório, especialmente nas consultas.
- Fortalecer a presença digital: quando digitamos um estabelecimento no Google e encontramos poucas informações sobre ele é como se não existisse ou fosse pouco relevante à pesquisa desejada. Ter um bom site, frequentemente atualizado, assim como as informações nas redes pessoais são o incentivo para o agendamento de novos pacientes.
- Explorar ao máximo as ferramentas gratuitas: o Google Business oferece gratuitamente opções para inserir o nome, endereço, fotos e descrição das empresas. Ao criar o perfil no buscador, o gestor médico passa a interagir com os pacientes virtualmente, respondendo às avaliações ou perguntas sobre agendamento. Perfis em sites como o Doctoralia possuem versões básicas gratuitas e ajudam no crescimento da presença digital.
- Incentivar as avaliações: os frequentadores podem registrar seu atendimento no Google, nas redes sociais e nos sites médicos. É muito importante solicitar essa prática, especialmente aos pacientes mais antigos, com bom relacionamento. Isso faz com que outros agendem, mesmo que ainda não tenham conhecido o especialista ou espaço médico.
- Ter uma equipe de atendimento comprometida: tanto para esclarecer questões de novos ou antigos pacientes, é um grande diferencial manter a equipe engajada e receptiva para que as consultas sejam agendadas. Mas, para isso, os profissionais precisam de treinamento e incentivo, garantindo que a boa experiência do paciente ocorra muito antes de sua chegada à clínica.
- Contar com uma contabilidade especializada na área médica: sem o conhecimento adequado, os médicos podem pagar mais impostos, dedicar muito tempo à própria contabilidade, com receio de cometer erros e pagar pesadas multas que poderiam ser evitadas. A segurança financeira possibilita, portanto, não se tornar totalmente dependente dos planos de saúde e contar com o crescente agendamento de consultas particulares.
Quer saber mais sobre as vantagens da contabilidade especializada na área da saúde? Envie sua mensagem para (11) 97150-9987