Desde o início da quarentena, em 24 de março de 2020, a cidade de São Paulo assistiu parte da economia parar e a demanda por serviços de saúde aumentar. A crise sanitária mexeu com a perspectiva de um município motivado pelo trabalho, alterando a rotina com home office, estudos em casa e o entendimento pelo “novo normal”.
Nos consultórios, novos protocolos de higiene, telemedicina, análise de exames a distância. O que ainda irá mudar e o que o mundo pós-pandemia trará como lições à gestão do seu consultório? Levantamos cinco aspectos que merecem reflexão.
Gestão de pessoas: a saúde mental nunca esteve tão presente nas redes sociais. Reflexo do medo e da insegurança trazidos pela pandemia. A gestão de pessoas, com isso, nunca foi tão desafiadora. Papel, em muitos casos, exercido pelo próprio gestor de saúde à frente da equipe. Além do cumprimento do contrato de trabalho, a relação entre gestores e colaboradores deve estar alinhada com a cultura da empresa. O clima organizacional, com isso, merece lugar de destaque, com a análise das mudanças ocorridas neste período.
Fundo de reserva empresarial: tivemos que readequar gastos, conter despesas. Mas o que pode ser feito para a clínica chegar a uma reserva financeira? Antes, o pensamento era que o montante cobrisse despesas inesperadas, como instabilidade da economia e demissões inesperadas. A covid-19 trouxe um item à lista de eventos que estão fora do controle do gestor. Quer conhecer as soluções da Contmed para chegar a um fundo de reserva emergencial? Entre em contato conosco.
Consultório virtual: a telemedicina, segundo os especialistas, veio para ficar. Países como França e Índia também viram os números das teleconsultas crescerem nos últimos meses, impulsionados pela pandemia. No Brasil, a novidade exigiu adaptações para médicos e pacientes, mas foi bem aceita de forma geral, especialmente em casos de baixa complexidade.
Relação com os pacientes: a tecnologia aproximou ainda mais médicos de pacientes. Pacientes com doenças crônicas, por exemplo, puderam dar continuidade a seus tratamentos pela telemedicina. Informações de saúde foram melhor recebidas, seja por e-book escrito pelo especialista, seja com o envio de notícias de fontes confiáveis. As transmissões ao vivo, as populares lives, com participação de profissionais da saúde, também são ferramentas que podem ser bem aproveitadas para estreitar laços com o público.
Reconexão com seu propósito: afirmamos, em nossas redes sociais, que empresas com propósito lidam melhor com o cenário atual de pandemia. Gestores que sabem fazer a convergência entre o serviço de saúde com as necessidades dos pacientes e colaboradores. Agir com propósito e valores transforma pessoas, dentro e fora da clínica. E é justamente a transformação ocorrida nesta época de crise sanitária: criação de uma conexão sólida com a vida.