A segurança na comunicação com pequenos ou grandes públicos depende de fatores emocionais e da própria familiaridade com o tema.
Para lembrarmos de como a oratória é importante, basta lembrarmos de professores e especialistas que possam ter conduzido aulas ou palestras com grande confiança. Certamente eles aplicaram algumas destas dicas, que, ao poucos, todos podem adotar para melhorar a fala em diferentes situações.
1. Evite improvisos: a preparação é fundamental para transmitir segurança aos ouvintes. Vale repassar o conteúdo com pessoas próximas ou gravar áudio ou vídeo para ver se o texto possui fácil compreensão.
2. Pratique a respiração consciente: indicados nas pausas ao longo do dia, os exercícios respiratórios auxiliam também em momentos mais tensos, como uma apresentação. Vale a pena encontrar um tipo de exercício que considere mais adequado antes da sua palestra.
3. Encontre seu estilo: provocar risadas em momentos inadequados pode gerar ainda mais tensão. Respeite sua personalidade e conduza a conversa de acordo com o perfil do público.
4. Utilize sua experiência dos atendimentos: a clínica traz referências sobre comunicação, especialmente quando uma linguagem muito técnica deve ser evitada.
5. Evite os vícios de linguagem: todos nós cometemos deslizes em conversas informais, o que deve ser evitado em apresentações. A repetição de expressões como “né”, “tipo” e “ok”, quando usadas em excesso acabam tirando o foco do assunto principal.
6. Reflita sobre seus medos: receio de enfrentar grandes públicos ou falar diante de renomados especialistas? Sentir-se sempre despreparado pode ser um sinal de autossabotagem, perdendo boas oportunidades.
7. Ansiedade é normal: taxar a ansiedade como algo ruim é esperar pela calmaria que não combina com um momento importante. O ideal é mantê-la sob controle, seja com técnicas pessoas ou com psicoterapia.
8. Roupas e acessórios: opte pelo conforto sempre que possível e, mais uma vez, recorra ao próprio estilo. Quando não for facilmente reconhecido, vale a pena buscar consultorias de imagem e estilo.
9. Não se deixe impactar por episódios negativos: use experiências anteriores para listar o que pode ser melhorado.
10. Fale com propósito: busque transformar e agregar benefícios aos ouvintes com suas palavras.